Fundação João Fernandes da Cunha - Eventos Culturais, Biblioteca, Centro turístico - Salvador Bahia
contatos
Tel: (71) 3328-0522
ZAP: +55 71 9681-0449
e-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com
Fundação João Fernandes da Cunha

Fundação
João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Biblioteca

conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Visita

venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha

rss fundação joão fernandes da cunha

/ Notícias

1º de Março teria que ser mesmo o Dia dos Artistas

Frederic Chopin e Sandro Botticelli fazem aniversário no mesmo dia

"A beleza salvará o mundo", dizia Dostoiévski

1º de março

 
 

Hoje só pode ser o dia dos artistas. Um dos maiores músicos e um dos maiores pintores nasceram nessa data! Frederic Chopin e Sandro Botticelli fazem aniversário no mesmo dia.

 

Frederic Chopin

 

Chopin foi um pianista e compositor polonês nascido em 1810. Ele se destacou por sua habilidade em criar peças de música emocionantes e complexas, além de seu estilo único e inovador. Suas composições são marcadas pela técnica refinada, melodias suaves e harmonias complexas. 

O músico polones criou um estilo musical novo trazendo novos elementos não vistos até então.  Ele também foi um dos primeiros compositores a usar a forma de noturno, ou seja, obras destinadas a serem tocadas à noite.  

Sua música teve uma grande influência em muitos músicos posteriores, como Claude Debussy e Elton John, e até hoje é apreciada em todo o mundo. Chopin morreu jovem, aos 39 anos, mas seu legado musical vive até hoje.

  • Assista o trecho do documentário A Primeira Arte sobre a vida e música de Chopin. É praticamente certo que você irá se emocionar - toque aqui.

     Sandro Botticelli

    Botticelli foi um dos principais artistas do Renascimento italiano. Nascido em Florença, em 1445, ele se destacou pela sua habilidade em criar obras de arte permeadas de simbolismo e significado. A famosa obra Nascimento de Vênus, da capa desta seção, foi feita por ele. 

    Botticelli usou técnicas de perspectiva para criar uma ilusão de profundidade, o que dá uma sensação de realismo e profundidade às suas pinturas. Ele também era conhecido por usar cores brilhantes e vibrantes, criando um efeito de luz e sombra que é característico do seu estilo. 

    Suas pinturas apresentam uma forte influência da mitologia grega e romana, com figuras mitológicas frequentemente representadas. 

     

  • As obras de Botticelli são fruto do Renascimento, um dos movimentos culturais mais importantes para entender a sociedade e a política do mundo moderno. 

Criação de Sites - Allan Carvalho
Fundação João Fernandes da Cunha
Largo do Campo Grande n° 8 – Campo Grande – CEP 40.080-121 – Salvador – Bahia – Brasil
Telefone: (71) 3328-0522 ZAP: +55 71 9681-0449
E-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com